terça-feira, 23 de abril de 2019

XX para XY



Caros cromossomos XY,
Essa carta, é na verdade, um desabafo mental. Uma forma de colocar através de palavras, um sentimento que me abateu desde minha tenra infância. No dia em que descobri que ser mulher era foda! No dia em que saquei que crescer peitos e curvas me separava, de uma vez por todas, da ingênua percepção de liberdade que meus 10 anos ainda me traziam, e que me foram tirados, assim, num estalar de dedos.
Queria muito que vocês pudessem enxergar através de meus olhos, e compreender o que tenho a lhes dizer. Mas peço que vocês façam uma coisa, se possível... Pelo menos por alguns instantes, esqueçam de que são cromossomos XY e caminhem comigo através da minha visão de mundo, que talvez, muitos de vocês verão não ser assim tão diferentes das suas.
Entendo esse desabafo como uma parte humana que me une a vocês, antes mesmo de nossos cromossomos tornarem -se partes distintas entre X e Y.
Como se fosse possível homens e mulheres se amarem e se respeitarem com nossa verdadeira humanidade, que transcende cores, credos, gêneros, e que nos permite deixar nossos ”achismos” de lado, para o simples fato de que existir, ultrapassa isso tudo. Somos antes de tudo, seres humanos!
Não sabemos exatamente o porque fomos criados e desenvolvidos com tais particularidades e anatomias, mas o fato, é que nossa natureza criou um meio de nos unir através de hormônios, cheiros, sentidos, gostos para que machos e fêmeas copulem e tornem possível a continuidade da nossa espécie, e nos afastar através de hormônios, cheiros, sentidos, gostos, oriundos de mundos particulares e muitas vezes antagônicos, que de uma certa forma, nos separa, desagrega e gera conflitos.
Desde que temos consciência de nossa história pela terra, sabemos que nossos papeis foram bem divididos, uma vez que os homens usavam sua habilidade física para caçar, e as mulheres sua habilidade para cuidar da prole. Essa diferenciação da força e da natureza entre os sexos, também criou um oceano entre eles.

Mas ainda que os homens e as mulheres tenham todas essas diferenças, as mulheres jamais subjugaram, menosprezaram ou depreciaram as diferenças masculinas da mesma forma que os homens fazem com as mulheres. E tudo isso me trás para uma reflexão mais profunda e sem respostas... Por quê?
Por que o homem precisa depreciar as mulheres? Enxergá-las como meros objetos sexuais ou até mesmo, como inferiores?
Não são justamente as mulheres que dão a vida, nutrem, cuidam e preparam os homens para o mundo? Não são as mulheres, que lhes dão suporte, lar, lealdade?
O que há de tão distinto entre nossos mundos que permite que os homens nos subestimem dessa forma? Onde existe a ideia de superioridade?
Parte de minha busca por respostas me trás a máxima de que desprezamos o que queremos comprar. De que há algo na força intuitiva da mulher que amedronta os homens de tal forma, que eles carecem, urgentemente, menosprezá-las.
Mas que merda, hein, cromossomos XY?
Não basta estarmos inseridos no meio de um sistema completamente desconhecido, que nos obriga a sobreviver a qualquer custo, sem saber exatamente porque e para onde? Não basta sabermos que nossas limitadas experiências rumam a um destino comum e óbvio, do qual homem nenhum jamais conseguiu escapar? Por que tornar ainda mais difícil esse caminhar?
No fundo somos todos irmãos. Passageiros temporários por essa terra bravia, e maravilhosa, por essa experiência cruel e deliciosa, que nos trás tantas alegrias e dores...No fundo, o que nos separa é ínfimo em relação ao que nos une. Basta observar que os únicos órgãos que nos distinguem estão relacionados com nossos aparelhos reprodutores, de resto, somos exatamente iguais.
Então Cromossomos XY, queria mesmo lhes convidar a enxergar as mulheres como suas verdadeiras companheiras de estrada, como suas mães, amantes, amigas e mais do que isso, aliadas. Vamos nos amar mais, e nos julgar menos... Vamos olhar mais para nossas semelhanças e valorizar nossas diferenças.
Somente dois gêneros no meio de tantos bilhões de seres...Somente Homens e Mulheres, vagando por esse planeta em busca de um propósito maior...
Vamos começar a plantar uma nova semente, para que, talvez, daqui a milhões de anos, Homens e Mulheres possam verdadeiramente caminhar de mãos dadas, justificando a verdadeira razão de serem somente cromossomos XX e XY.

Um dia, no meio da existência...
Renata Cajado
23/03/2019.







Nenhum comentário:

Postar um comentário